30 de ago. de 2009

CONDUTA ESPÍRITA NO TEMPLO

Entrar pontualmente no templo espírita para tomar parte das reuniões, sem provocar alarido ou perturbações.
O templo é local previamente escolhido para encontro com as Forças Superiores.
Dedicar a melhor atenção aos doutrinadores, sem conversação, bocejo ou tosse bulhenta, para que seja mantido o justo respeito ao lar da oração.Os atos da criatura revelam-lhe os propósitos.

Evitar aplausos e manifestações outras, as quais, apesar de interpretarem atitudes sinceras, por vezes geram desentendimentos e desequilíbrios vários.
O silêncio favorece a ordem.
Com espontaneidade, privar-se dos primeiros lugares no auditório, reservando-os para visitantes e pessoas fisicamente menos capazes.

O exemplo do bem começa nos gestos pequeninos.
Coibir-se de evocar a presença de determinada entidade, no curso das sessões, aceitando, sem exigência, os ditames da Esfera Superior no que tange ao bem geral.
A harmonia dos pensamentos condiciona a paz e o progresso de todos.

Acostumar-se a não confundir preguiça ou timidez com humildade, abraçando os encargos que lhe couberem, com desassombro e valor.

A disposição de servir, por si só, já simplifica os obstáculos.
Desaprovar a conservação de retratos, quadros, legendas ou quaisquer objetos que possam ser tidos na conta de apetrechos para ritual, tão usados em diversos meios
religiosos.

Os aparatos exteriores têm cristalizado a fé em todas as civilizações terrenas.

Oferecer a tribuna doutrinária apenas a pessoas conhecidas dos irmãos dirigentes da Casa, para não acumpliciar-se, inadvertidamente, com pregações de princípios estranhos aos postulados espíritas.

Quem se ilumina, recebe a responsabilidade de preservar a luz.

Nas reuniões doutrinárias, jamais angariar donativos por meio de coletas, peditórios ou vendas de tômbolas, à vista dos inconvenientes que apresentam, de vez que tais expedientes podem ser tomados à conta de pagamento por benefícios.A pureza da prática da Doutrina Espírita deve ser preservada a todo custo.

“Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Jesus. (MATEUS, 18:20.)

Extraído do Livro Conduta Espírita, pelo espírito ANDRÉ LUIZ, psicografia de Waldo Vieira

23 de ago. de 2009

MENSAGEM 23/07/09 5ª FEIRA

Que Deus seja louvado!
Que Jesus Cristo Nosso Senhor, seja louvado eternamente!
E que as palavras de Nosso Pai, possam enraizarem-se em nossos corações, criando assim, um espírito firme, inabalável, seja, perante o que for.

Criar dúvida é mais fácil do que estabelecer certeza.
Esperar o medo é mais fácil do que crescer na fé e na coragem.

Oh, meus filhos! Quantas almas se perderam nestas torpezas, das sombras, do medo e da dúvida.
A dúvida meus filhos, é fruto da insistência do mal.
Meus filhos reparai bem: quando se faz o mal se recebe o mal. E por quê em insistimos?
Criamos aí a dúvida. Será que vou ser bom, um dia? Será que consigo mudar-me? Será que este mundo, tem jeito?

Estas dúvidas são frutos da insistência do mal.
Por isso meus filhos, que tantas e tantas vezes, recomendamos o trabalho, recomendamos a oração e a caridade, porque isto meus filhos, é o exercício que nos afasta das dúvidas, é o trabalho que nos favorece as respostas corretas para ampliação da fé.

Meus filhos, tal é o nosso estágio, tal é a nossa condição, que quando recomendamos, quando sugerimos a caridade, quando sugerimos o trabalho, não é porque queremos que abençoem os outros, não é porque queremos, que ajudem os outros. Meus filhos abri os vossos olhos. Tudo isto ainda, é para vós próprios meus filhos, é a vós mesmos que ainda fazeis.

Ah, meus filhos! Quanto mais tempo precisaremos para aprender, que amai o vosso próximo como a si mesmo, significa antes de mais nada, amar a nós mesmos para que possamos amar o próximo.

Ah, meus filhos! Precisamos ainda destas formas indiretas, para consolar os nossos corações endurecidos e tenebrosos da ausência da fé. Mas, um dia, tudo isto passará como também passará a nossa dor, o nosso medo e a nossa dúvida.
E neste dia, sentiremos a glória de Nosso Senhor; e neste dia, abraçaremos a humanidade como sendo a nossa própria filha e irmã.
Obrigado Senhor! Obrigado meu Pai!
Nós Vos agradecemos Senhor, a estes Espíritos maiores do que nós, que nos ditam as regras, que nos explicam os fundamentos.

E finalmente Senhor, nos Vos agradecemos por mais esta oportunidade.
Que Deus abençoe a todos, e que possamos ter a certeza, que isto só ocorrerá, quando louvarmos Nosso Senhor Jesus Cristo e a Nosso Pai Altíssimo Criador, em tudo!
Boa noite a todos, que a paz nos seja concedida!

(Mentor Espiritual – 23/07/2009)